







Nos somos estudantes de Ontupaia gostamos muito de estudar nos recreios gostamos muito de brincar jogar a bola e mais jogamos berlindes e muito mais também biblioteca nós gostamos muito de ler e por isso puseram a biblioteca.
E gostamos de brincar com brinquedos.
Chelton 13 anos 4ª classe
Carlito 13 anos 3ª classe
Vicente 10 anos 3ª classe
Frederico 10 anos 4ª classe
Depois dos penteados bonitos, torna-se necessário mostrar uma outra realidade que necessita de ajuda, aqui na escola e comunidade de Ontupaia. As cabeças de muitas crianças estão infectadas com fungos que provocam tinha.
O contágio é muito fácil principalmente entre crianças pequenas que partilham chapéus, brincam juntas e, em muitos casos, não têm os cuidados de higiene necessários.
O tratamento pode ser feito a partir de antimicóticos ou antifúngicos por aplicação tópica quando no início da infecção. Quando a doença está avançada o tratamento tópico não basta, são necessários medicamentos por via oral sendo demorado, prolongando-se por vários meses.
Os cuidados de saúde básicos não prevêem a distribuição de medicamentos gratuitos entre as crianças afectadas por doença, e que são realmente muitas.
Fica o apelo, a todos os que se interessam por Ontupaia, a fim de se conseguir uma solução para este problema que cresce a cada dia.
Obrigada a todos
Estimados Amigos,
Como agradecerei por tudo quanto sois! Já há muito teria que vos ter manifestado minha alegria e gratidão. Dias e dias foram passando, sempre de emoção em emoção pois nem eu, nem os alunos da Ontupaia teríamos sonhado em ter pessoas amigas como sois. De tão longe fisicamente estais, mas vos tornastes o próximo mais próximo de nós. Vossa gratuidade e interesse pela maturidade intelectual e crescimento harmonioso da criança e jovem de Ontupaia, são portas que se abrem de par em par o desenvolvimento, diria modestamente de toda uma nação. Pois, num amanhã muito próximo de nós, veremos nossas crianças e nossos jovens usufruírem largamente de suas faculdades mentais. Isto porque a partilha daqueles lápis de cor, daqueles cadernos, daqueles livros, daqueles computadores, daqueles filmes educativos, enfim, de todo o material didáctico que, flutuando do Atlântico até ao Índico, chegaram à modesta Escola Completa de Ontupaia.
Não é esquecida a partilha que assegura um prato de papas, desejado por todo aluno a meio da manhã ou a meio da tarde. É comovente descobrir que alguns dos alunos não tiveram o seu jantar no dia anterior. Aquela criança que pedira ao professor para ir para casa porque está doente, volta rápida para sala de aulas assim que se lhe oferece um simples prato de papas.
É bonito ver com que alegria e interesse as nossas crianças acolhem esta delicadeza e carinho de tantos amigos que ela não vê. Entretanto, os poderá imaginar na pessoa de alguns amigos que continuam a interessar-se e a responder-lhes através do blogue.
Não há palavras que me possam neste momento expressar cabalmente o que nos permitis de viver. Sois verdadeiramente dom de Deus para nós.
Obrigada Dra. Manuela, sabemos que o seu coração pensa sempre em nós, nos alegraremos em vê-la brevemente no meio de nós.
Abraço forte e amigo.
Ir. Felismina.
A nossa escola está cada vez mas elegante com os materiais escolares e computadores.
A criação da biblioteca, infelizmente, ainda não está pronta mas estamos a conseguir arrumar algumas coisas.. O espaço é apertado mas tentamos fazer o melhor. Eu, o Mepava, o Abudo, Buanos e outros temos ajudado arrumar os livros.
O nome do carpinteiro que fez as prateleiras, é Sr. França. E ele tem feito um trabalho muito bonito como se vê nas fotografias.
Temos um projecto para construir uma biblioteca dentro da nossa escola e esperamos algum dinheiro daí de Portugal, que sabemos que nos vão dar, mas ainda não chega.
Hawa - 13 anos
7ª B
Conseguimos fazer os trabalhos bem mesmo.
Ficamos com carteiras bem arrumadas.
Temos os lugares, na biblioteca, de livros que nos facilita a leitura e a escrita no computador.
Conservamos bem os nossos materiais, arrumamos bem, varremos de limpamos.
Para assistir cinema sentamo-nos vemos bem, e não estragamos. Usamos bem e todos agradecem actividade de biblioteca, de livros no dia-a-dia.
Brincamos bem, conversamos com a nossa professora bem mesmo, e não tem problemas connosco, e nós não temos problemas com ela.
E ouvimos muito o que ela fala, fazemos trocas nas nossas actividades: uns lêem, outros escrevem, outros estão no computador a escrever e aprender outras coisas mais novas.
16 anos
Nº-25 - 6-B
PARABÉNS IRMÃ FELISMINA
Desejamos boas festas irmã Felismina, apesar de não nos convidar. Ficamos muito felizes porque no dia quadro de Novembro vai completar mais um ano. Dos nossos corações não temos o que oferecer para além de amizade.
Nós vamos desenhar alguns escritos de boas festas.
Queremos boa saúde para si.
.
A água faz parte da nossa vida.
Nesse tempo íamos buscar a água longe de casa e agora buscamos nas casas vizinhas.
A falta de água durou por muito tempo.
A partir de 2004 e até 2010 canalizou-se água nos bairros de Nacala – Porto. Em Ontupaia começou-se a canalizar a água em 2009 até 2010.
A maior parte das casas não são canalizadas. As pessoas tiram água das torneiras comunitárias.
Agora temos os tanques e torneiras.
16 anos
6ª- B.
Sou eu Abudo ALI. Estou na 6ª classe tenho 16 anos e vivo com o meu irmão. Vou falar sobre a rádio.
A rádio é um instrumento simples agrada à população porque chega aos nossos ouvidos da rua de onde os jornalistas escrevendo, ou gravando, recolhem as novidades do dia.
Todos, sejam homens ou mulheres que gostam de escrever e analisar, rescrevem a informação recolhida. São ele os técnicos da produção que, com gosto e jeito preparam os programas: noticiários, recreação e cultura geral.
A firmeza e alegria acompanham o cidadão na batalha de mais um dia de trabalho.
Abudo Ali, Issufo Saide.
6ª classe
Turma B
Passado um mês sobre a chegada do contentor, parece já ser mais do que hora de fazer a exposição das contas a todos os que contribuíram, de uma ou outra forma, para que o os livros estejam neste momento na escola de Ontupaia.
O transporte de barco custou exactamente 2050 €, conforme foi combinado antes do envio.
Em Nacala, os valores nunca foram determinados com a antecedência necessária para que nos sentíssemos confortáveis e seguros das verbas que tínhamos a pagar.
Sempre nos foi dito que livros e manuais escolares não pagariam taxa alfandegária.
Assim não aconteceu. Após 23 dias da recepção do contentor tivemos, finalmente, em mãos a documentação de todos os pagamentos efectuados. Só então pudemos verificar que nem tudo estava correcto.
Foi aplicada uma taxa de 7,5% sobre os livros. Perguntamos o motivo ao nosso despachante, Sr. Manuença. Este, vagamente, respondeu que manuais escolares não se incluíam em livros escolares (nuances da língua portuguesa), daí ao valor de mais de 30 000 Mt que nos cobraram. Perante a nossa insistência, o referido senhor sugeriu que na 2ª feira seguinte nos levaria ao porto, para esclarecimentos que ele não nos sabia dar.
Esperámos, e como diz o adágio, “desesperámos”. Então fomos à direcção das alfândegas do porto de Nacala, onde nos receberam com toda a atenção. De facto, a investigação que fizéramos no fim-de-semana, e o erro que detectamos, davam-nos razão. Aplicaram um parâmetro errado da pauta aduaneira, espanto os “manuais” escolares foram classificados em “Livros de registo e de contabilidade, blocos de notas, de encomendas, de recibos, de apontamentos,…”. Erro, a ver, grosseiro e nada atento aos interesses da escola e comunidade de Ontupaia.
Um mês e dois dias depois ainda andamos com as contas às voltas. Esse dinheiro precisamos para fazer mais prateleiras.
Continuamos a aguardar!! (e a pensar como agir)
Eu chamo-me Bartolomeu Pinto Caroa, tenho 20 anos de idade. Os alunos de Ontupaia agradecem por tudo que fizeram os alunos de Portugal, que contribuíram com materiais escolares para ajudar a nossa escola.
A nossa escola vai desenvolver através da vossa ajuda porque vamos ter uma biblioteca. Nós gostamos do vosso apoio pelo tanto que fizeram para nós, pelo trabalho de contribuição das materiais escolares tais como: Livros, bolas, projector, computador que aproveitamos para usar em cada dia-a-dia. No dia da chegada do contentor recebemos com toda alegria, e agora é o tempo de agradecer. Obrigado os nossos colegas e professores que fizeram grandes esforços. Escrevemos esta pequena carta para reconhecerem o nosso agradecimento.
Escola de Ontupaia «Rosália Rendu» em Nacala-Porto, província de Nampula zona norte de Moçambique.
Um comboio de beijinhos para todos vocês daí de outro canto do Mundo
Bartolomeu Pinto Carôa.