Conta Solidária

PORTUGAL
NIB: 00 36 00 30 99 10 17 27 22 72 6
P. José Lopes Baptista - solidariedade


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

OBRAS EM ANDAMENTO

Começaram as obras da bilioteca. Logo depois de terem sido abertas as valas para as fundaçöes, foi feita e cimentada uma cova. Aí é misturada a areia com o cimento.
Mais tarde, quem sabe, poderemos usar esse lugar para fazer um canteiro de flores.


Aqui podem ver-ser blocos de cimento, pedra e areia. Este, conjuntamente com vigas de ferro, pregos, carrinho-de-mäo, e algumas coisas mais, foi o primeiro material a ser comprado para se dar início aos trabalhos.


Näo compramos os blocos de cimento. Optamos por fazê-los nós. Desta forma poupamos algum dinheiro que tem de ser contado metical a metical.
Aí pode ver-se a máquina de os fazer.

Em funcionamento, dois mestres consomem duas a quatro sacas de cimento por dia na elaboraçäo dos blocos. Cada saca dá aproximadamente 45. Durante os dias seguintes os blocos secam ao sol mas säo molhados com alguma água para näo racharem. Ultimamente a chuva tem se encarregado desse trabalho.
E assim podem ver-se as fundaçöes antes de terem sido preeenchidas com pedra e cimento. Ao fundo haverá uma porta de acesso ao telheiro que se vê na fotografia. Aí, alunos, professores e demais leitores, poderäo trabalhar ao ar livre debaixo de sombra com acesso fácil ao edifício e aos livros.


As paredes väo sendo erguidas. O trabalho vai-se adiantando a cada dia. Os trabalhadores revelam vontade de trabalhar e orgulho no seu empreendimento. Já solicitaram cartöes de biblioteca para poderem usufruir do"conhecimentos do mundo" - palavras dos próprios - que sabem aí estarem registados.



Estamos a terminar o mês de Fevereiro, a obra iniciou exactamente no dia 1.
Com a vontade de todos, e em especial dos mestres, seus ajudantes e do encarregado sempre atento, temos, a cada dia, a certeza de que em breve os livros e seus leitores teräo um espaço digno para estar.

Obrigado a todos os que apoiam e continuam atentos a este projecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário