domingo, 27 de março de 2011
Falta pouco... mas falta algum!
sábado, 26 de fevereiro de 2011
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
OBRAS EM ANDAMENTO
Mais tarde, quem sabe, poderemos usar esse lugar para fazer um canteiro de flores.
Aí pode ver-se a máquina de os fazer.
Com a vontade de todos, e em especial dos mestres, seus ajudantes e do encarregado sempre atento, temos, a cada dia, a certeza de que em breve os livros e seus leitores teräo um espaço digno para estar.
Obrigado a todos os que apoiam e continuam atentos a este projecto.
OFÍCIOS EM ONTUPAIA
Nós somos os alunos da EPC de Ontupaia.
alunos da:
7ª Classe
Turma C
domingo, 6 de fevereiro de 2011
Início da construção da biblioteca
No dia 1 de Fevereiro iniciaram-se as obras da biblioteca.
Para já foram feitas as fundações e o lugar para fazer o cimento. Trabalharam 4 ajudantes nesta primeira parte. Esta semana começarão mais 2 pedreiros. Os primeiros custam 75 Mt por dia e os segundos 100 MT. Há também um encarregado que vai controlando a obra e solicitando tudo o que necessita.
A directora destinou uma verba para algum material que o orçamento da escola permite (pregos, vigas, rede mosquiteira, interruptores,...). Com a doação feita pelo padre Baptista, em Portugal, compramos cimento, pedra, areia bem como pás, carrinho de mão e outras coisas do género.
O Mepava e o Buanour, na fotografia, insistiram em posar para a foto como quem cava a primeira fundação, outros alunos também quiseram ficar na foto com o início da obra como pano de fundo. Todos estão entusiasmados com a perspectiva de poderem aceder mais e melhor aos livros que já cá estão.
Continuaremos a dar notícias do andamento deste projecto.
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
Plantar para colher
Estudar é plantar para colher. Com este mote começou o novo ano lectivo. Pais, alunos e encarregados de educação fizeram-se presentes no primeiro dia de escola. Mal cabiam no recinto e todos se esforçavam por ouvir as boas vindas da nova directora, Ir. Carla e dos professores presentes.
Seguidamente, num acto simbólico, foi plantada uma árvore representativa dos frutos do conhecimento que mais tarde se irão colher.
Dez novos professores fazem parte da nova equipa de docentes mas, mesmo assim, a procura excede largamente a oferta da EPC de Ontupaia. São seis as turmas da primeira classe, quase todas elas com aproximadamente 60 alunos. As solicitações de matrícula são imensas e, na esperança de que sejam aceites, mandam-se as crianças para a escola mesmo sabendo que não foram matriculadas e não têm vaga. Gera-se alguma confusão no entendimento de quem é aluno e de quem não é.
“Pouco, pouco”, como se diz por estas paragens, vão-se organizando as turmas e a regularidade toma lugar.